Pré-Matrícula Campos dos Goytacazes: Passo a Passo

Se você vai matricular seu filho na rede pública, precisa conferir o cronograma para a pré-matrícula Campos dos Goytacazes. A prefeitura já liberou o calendário escolar para 2024 e você deve correr para não perder os prazos!

Bebê de uniforme brincando com seus brinquedos
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Pré-Matrícula Campos dos Goytacazes

Antes de mais nada, o ano letivo de 2024 em Campos dos Goytacazes está para começar, mas a Seduct (Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia) já liberou o Calendário Escolar completo.

Esta é uma informação importante para aqueles que têm a intenção de matricular seus filhos em uma das escolas do município.

Afinal, além de marcar o início efetivo das aulas, o calendário também acompanha um cronograma completo que inclui as datas para a pré-matrícula Campos dos Goytacazes.

O que não pode faltar na Lista de Materiais para Ensino Médio?

Descubrir
Você permanecerá no site atual

Quando começa a pré-matrícula 2024 em Campos dos Goytacazes?

A pré-matrícula vai acontecer em dias diferentes dependendo da situação do aluno. Até o dia 24 de novembro de 2023, as instituições de ensino informaram os pais e responsáveis sobre diversos procedimentos.

Entre eles, podemos citar coisas como o encaminhamento dos estudantes para a continuidade dos estudos, além do calendário letivo de 2024 e nova matriz curricular.

Calendário letivo de 2024 em Campos dos Goytacazes
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Dito isso, existem algumas datas nas quais os responsáveis e estudantes precisam ficar de olho. Sendo elas:

  • 11/12 a 19/12/2023: período de matrícula para alunos que já estão na rede pública e vão ser encaminhados para continuidade dos estudos;
  • 13/11/2023 a 15/12/2023: período para as inscrições on-line para pré-matrícula;
  • 12/01/2024 a 19/01/2024: efetivação da matrícula dos novos alunos alocados;
  • 06/11/2023 a 24/11/2023: solicitação da transferência para alunos da Rede;
  • 21/12/2023 a 05/01/2024: disponibilização da declaração de transferência disponibilizada nas unidades escolares de origem.

Os dados são da própria Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, e sobre esse último, é bom ter em mente que ela só será entregue ao responsável legal ou ao aluno maior de idade.

Outras datas importantes

Mas além das datas mencionadas acima, também devemos ficar de olho no período entre os dias 21/12/2023 e 05/01/2024, quando acontecerão as transferências entre unidades.

Por outro lado, os resultados da relação dos candidatos às novas vagas da pré-matrícula serão divulgados no dia 12/01/2024, com as matrículas dos novos alunos começando no dia 12/01/2024 e se estendendo até o dia 19/01/2024.

Para conferir todas as informações e datas, basta acessar o link acima, onde a prefeitura explica em detalhes como o calendário funciona.

Entretanto, é bom notar que as inscrições para a Educação Infantil estarão abertas para todas as crianças com idade entre 10 meses e 3 anos e 11 meses e vinte e nove dias, até 31 de março de 2024.


Como fazer a pré-matrícula do meu filho nas escolas municipais de Campos dos Goytacazes?

A pré-matrícula Campos dos Goytacazes é feita no Portal PAE. Mas para inscrever um aluno, é necessário antes criar uma conta gratuita no site e seguir estes passos:

  • Primeiramente, acesse o site, e clique na opção “pré-matrícula”;
Site para pré-matrícula Campos dos Goytacazes
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes
  • Depois em “cadastrar”;
  • Por fim, preencha todas as informações pessoais, suas e do estudante.

Quais documentos são necessários?

Consequentemente, o responsável pelo aluno — que pode até ser ele mesmo, caso seja maior de idade — precisa ter em mãos diversas informações.

Dito isso, na hora da pré-matrícula, a pessoa fornecendo os dados terá que informar coisas como o nome do candidato e sua data de nascimento, além de possíveis necessidades educacionais especiais.

Estudantes em Campos dos Goytacazes
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Mas a pessoa também tem que fornecer a documentação necessária, como número do CPF e do RG do candidato e do responsável. Meios de contato como telefone também são obrigatórios.

No final, ele também deve escolher até 3 unidades escolares, as quais serão preferenciais, além do grupo/ano/fase de escolaridade pretendida.

De acordo com o cronograma, as aulas terão início no dia 5 de fevereiro de 2024, encerrando com 205 dias letivos, em 13 de dezembro do mesmo ano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Clóvis Augusto
Clóvis é redator especializado no universo da educação, sendo produtor de conteúdo online desde 2015 inicio sua carreira na escrita. Com a sua experiência e conhecimento, Clóvis traz para o portal Matrícula 2024 artigos que sempre estão auxiliando milhares de jovens em todo o Brasil a conseguirem a se matricularem em boas escolas e até a ganharem bolsas de estudos.