Matrícula Creche Guarulhos 2024: Datas e Como Fazer Inscrição

Se você vive em Guarulhos e é responsável por um bebê com menos de quatro anos de idade, saiba que pode requerer uma vaga na Educação Infantil municipal. Então veja aqui tudo que precisa saber sobre a matrícula creche Guarulhos 2024, e descubra como começar a vida escolar de seu pequeno.

bebês na sala de aula ouvindo a professora contar histórias
Imagem: Freepik

Matrícula creche Guarulhos 2024

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, a matrícula creche Guarulhos é realizada em três etapas, sendo as duas primeiras remotas e a terceira presencial. Embora prioritariamente a primeira etapa deva ser realizada via internet, excepcionalmente por ser feita presencialmente, se necessário.

A primeira etapa, chamada de Inscrição, ou Cadastro, da Educação Infantil, é o momento em que os pais/responsáveis solicitam vaga na rede municipal para seus pequenos. Essa solicitação é realizada via um cadastramento digital e possível indicação da unidade escolar de preferência.

Após as inscrições, seguindo a data determinada no cronograma do processo de matrícula, acontece a divulgação da classificação dos alunos que conseguiram vagas. Ao mesmo tempo, as unidades escolares contatam os pais/responsáveis para convocá-los à matrícula.

menina desenha sentada a mesa da creche
Imagem: Freepik

A partir do momento em que forem convocados os pais/responsáveis têm até dois dias para ir pessoalmente à unidade onde a criança obteve vaga, para efetivar a matrícula. Contudo, a matrícula só pode ser realizada perante apresentação dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou RG do aluno e do pai/responsável;
  • Comprovante de residência recente com CEP (dos últimos três meses);
  • Famílias beneficiadas com programas governamentais de distribuição de renda (Bolsa Família, Renda Cidadã ou Benefício de Prestação Continuada) devem apresentar comprovante, validado pelo Cadastro Único do Governo Federal que conte com o Número de Identificação Social (NIS) da criança.
notícias

Matrícula na creche em 2024 vai ficar mais difícil?

Requisitos surpreendem mães!
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Cronograma de matrícula creche Guarulhos 2024

Todos os anos a Secretaria de Educação de Guarulhos define e divulga cronogramas do processo de matrícula da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Veja abaixo os prazos da matrícula creche Guarulhos 2024:

  • Inscrições de 09 a 27 de setembro;
  • Resultados e convocações: De 28 de outubro a 19 de novembro;
  • Matrículas: De 28 de outubro a 19 de novembro.
Bebês brincando na creche
Imagem: Freepik

Lista de espera creche Guarulhos 2024

Caso seu bebê não seja classificado e convocado para uma vaga, ele automaticamente é inserido na lista de espera. No entanto, é importante estar preparado para uma longa espera, já que o prazo médio de convocação da lista é de um a dois anos.

Conforme vão abrindo novas vagas, de acordo com a Secretaria da Educação vão se convocando as crianças da lista de espera priorizando:

  • Crianças com deficiência ou com irmãos matriculados na rede municipal de ensino;
  • Crianças residentes em áreas de vulnerabilidade social;
  • Crianças que residem nas proximidades da unidade escolar.

Quando começa as aulas na creche pública de Guarulhos 2024?

A data em que começam as aulas na creche pública de Guarulhos é divulgada no calendário escolar da rede de ensino municipal, publicado no fim do ano. Mas, normalmente, os estudantes retornam às unidades escolares na segunda segunda-feira de fevereiro.

Como fazer inscrição creche Guarulhos 2024?

Se você quer tentar obter uma vaga na Educação Infantil municipal de Guarulhos para seu bebê, precisa solicitá-la no portal da Secretaria de Educação de Guarulhos.

Então, veja abaixo um passo a passo para fazer inscrição creche Guarulhos 2024:

  1. Acesse o Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos clicando aqui;
    Portal da Secretaria da Educação de Guarulhos
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em Educação Infantil;
  3. Depois clique para fazer inscrição na Educação Infantil (há também opção para migração e lista de espera);
  4. Em seguida preencha o formulário de inscrição com os dados solicitados;
  5. Posteriormente anexe os documentos solicitados;
  6. Por fim, conclua a inscrição;
  7. Por fim, é só aguardar a classificação e convocação para a matrícula.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Clóvis Augusto
Clóvis é redator especializado no universo da educação, sendo produtor de conteúdo online desde 2015 inicio sua carreira na escrita. Com a sua experiência e conhecimento, Clóvis traz para o portal Matrícula 2024 artigos que sempre estão auxiliando milhares de jovens em todo o Brasil a conseguirem a se matricularem em boas escolas e até a ganharem bolsas de estudos.