Calendário Escolar 2024: Para Baixar ou Acessar Online

O Calendário Escolar 2024 é ideal para quem quer ficar por dentro de todas as datas e eventos do ano letivo. Então, até o fim, você verá como é possível acessar este calendário, e voltar às aulas com as informações indispensáveis para pais, alunos e até professores.

Um calendário em cima da mesa, ele está em cima de um notebook parcialmente e ao lado tem um lápis
Imagem: Reprodução/Freepik

O que é o ano letivo?

O ano letivo faz referência ao período do ano no qual são desenvolvidas as atividades escolares efetivas.

Este, portanto, é o período em que os alunos frequentam as aulas, participam das atividades extracurriculares e realizam as avaliações.

No Brasil, o ano letivo começa em fevereiro e termina em dezembro. Aliás, o número de dias letivos é definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ela estabelece que a educação básica deve ter duração mínima de 800 horas anuais.

Normalmente o ano letivo se divide em dois semestres, cada um com duração de aproximadamente 100 dias. Desse modo, os semestres se dividem, onde entram os períodos de férias escolares, que costumam ser de duas semanas a quatro.

Uma estudante está segurando um diário na mão enquanto faz uma anotação a lápis
Imagem: Reprodução/Freepik

O ano letivo é importante para a formação dos alunos. É durante essa fase que eles adquirem os conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Além das atividades escolares, o ano letivo também é um período de convivência social para os alunos. Afinal, durante este tempo, os estudantes fazem amigos, aprendem a trabalhar em equipe e desenvolvem habilidades de liderança.

estudos

Idiomas

Selecionamos os 10 Melhores Cursos de Inglês Online Grátis para você!
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quando começa o ano letivo em 2024?

Não deixe de anotar aí, pois, o ano letivo de 2024 começa em 15 de fevereiro para todas as escolas públicas e privadas do Brasil.

Quando vai ser as férias escolares de 2024?

Assim, como há dois semestres, há também dois momentos de descanso, que são as férias escolares. Elas se dividem em duas partes:

  • Recesso de julho: de 8 a 21 de julho;
  • Férias de final de ano: de 16 a 29 de dezembro.

Durante o período de janeiro, é possível que as escolas realizem programas de férias, que você pode conferir na secretaria da escola.

Uma menina sorri enquanto segura o celular em uma mão e um calendário em outra
Imagem: Reprodução/Freepik

Quando começa o segundo semestre de 2024?

No Brasil, o ano letivo se divide em dois semestres como apontamos acima e contam com os intervalos, que são as férias.

O primeiro semestre do ano letivo começa em fevereiro e termina em junho. O segundo semestre começa em julho e termina em dezembro.

Durante o semestre, os alunos frequentam as aulas, participam das atividades extracurriculares e realizam as avaliações. As avaliações devem ocorrer no final de cada semestre, para verificar o aprendizado dos alunos.

Embora, possa ocorrer mudanças conforme alguns estados, o segundo semestre de 2024 começa em 29 de julho.

Onde acessar o Calendário Escolar 2024?

O calendário escolar 2024 está disponível nos sites das secretarias estaduais de educação de cada estado. Em São Paulo, por exemplo, o calendário pode ser acessado no site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Um professor sentado em frente ao seu notebook enquanto acessa o Calendário Escolar 2024
Imagem: Reprodução/Freepik

Em Brasília, há o site da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), assim como você encontra o de outros estados com uma simples pesquisa no Google.

Desse modo, o ano letivo de 2024 terá 201 dias letivos, sem sábados letivos. E a princípio, o fechamento do ano acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro.

É importante lembrar que o calendário escolar 2024 pode sofrer alterações, de acordo com as necessidades de cada escola ou estado.

Por isso, é sempre recomendável consultar o calendário da escola ou secretaria de educação da sua região e se atualizar conforme novas notícias.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Clóvis Augusto
Clóvis é redator especializado no universo da educação, sendo produtor de conteúdo online desde 2015 inicio sua carreira na escrita. Com a sua experiência e conhecimento, Clóvis traz para o portal Matrícula 2024 artigos que sempre estão auxiliando milhares de jovens em todo o Brasil a conseguirem a se matricularem em boas escolas e até a ganharem bolsas de estudos.