Matrícula ENEM 2024: Calendário, Documentos e Regras

Milhares de jovens de todo o país vão participar da próxima edição do Enem, sem saber todas as informações necessárias. Se você é um deles, veja aqui tudo que precisa saber sobre a matrícula Enem 2024 e o restante do processo seletivo.

Jovens participam de prova
Imagem: Freepik

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Governo Federal, em 1998, com o propósito de avaliar estudantes concluindo a educação básica. Posteriormente, o programa acabou ganhando uma nova função, facilitando o acesso de jovens menos favorecidos à educação superior.

Isso porque universidades privadas passaram a utilizar a nota do Enem para classificar novos alunos, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). E, pouco depois, as instituições privadas também adotaram esse método, para selecionar candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

A nota do Exame também é a forma de acesso aos empréstimos estudantis oferecidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, diversas universidades aceitam a nota do Enem como forma de acesso direto, ou para melhorar a classificação do candidato no vestibular.

bolsas

Matrícula Prouni 2024

Calendário (Data e Prazos), Documentos e Regra.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Calendário Enem 2024

Se você pretende participar do Enem 2024, é bom ficar atento ao calendário da edição, que tem prazos que devem ser rigorosamente respeitados. Veja abaixo o calendário Enem 2024, para saber quando fazer sua inscrição, as provas e a matrícula:

  • Inscrições: de 06 a 17 de maio;
  • 1º dia de provas: 03 de novembro;
  • 2º dia de provas: 10 de novembro;
  • Divulgação do gabarito em 22 de novembro;
  • Divulgação dos resultados: 14 de janeiro.
Estudante adolescente fazendo atividade em sala de aula
Imagem: Freepik

Regras Enem 2024

Apesar de ser um processo seletivo ministrado pelo Governo Federal, o Enem não tem tantos requisitos e regras quanto muitas pessoas imaginam. Para participar do Exame não tem idade limite, você só precisa ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio.

É importante destacar, no entanto, que para utilizar a nota do Enem para ingressar no Ensino Superior, o candidato precisa estar concluído a educação básica, ou ser formado, quando fizer as provas. Caso contrário, sua participação será considerada como treineiro, apenas para avaliar seus conhecimentos.

Matrícula Enem 2024

Para fazer sua matrícula Enem 2024, você precisa primeiramente escolher como vai usar a nota para acessar o Ensino Superior. Cada forma de acesso tem suas próprias regras e requisitos.

Para ingressar em uma universidade privada com o Prouni, é preciso se encaixar nos requisitos do programa, de média mínima e renda per capita. Além disso, para ser selecionado, você precisa ter nota igual ou superior a nota de corte do curso e universidade escolhidos.

Já se for iniciar a graduação em uma instituição pública pelo SISU, você só precisa ter participado de uma edição recente do Enem e não ter zerado a redação. E claro, conseguir uma vaga com sua nota, de acordo com a nota de corte do curso e universidade para qual se inscreveu.

Como mencionado acima, você também pode tentar obter um FIES, ter acesso direto à graduação ou melhorar sua nota do vestibular, seguindo as regras da instituição escolhida. No caso de efetivar a matrícula Enem 2024, vai depender do calendário do programa e/ou universidade que foi selecionado.

Jovem universitário sorri e faz sinal de positivo parado no campus carregando mochila e cadernos nas mãos
Imagem: Freepik

Documentos Enem 2024

Para se inscrever no Enem 2024 você só precisará apresentar um documento de identificação válido e seu CPF. Já para realizar a matrícula Enem 2024, vai depender da forma de acesso escolhida, assim como da instituição em que vai estudar.

Inscrições Enem 2024

Agora que você já está inteirado de todas as informações importantes, não esqueça de fazer sua inscrição no processo seletivo para fazer matrícula Enem 2024. Veja abaixo como se inscrever:

  1. Acesse a página do Enem no portal do INEP clicando aqui;
    Página do Enem
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em Página do Participante;
  3. Na página clique em Entrar com Gov.br;
  4. Faça login caso já tenha cadastro ou cadastre-se com seu CPF;
  5. Preencha os dados solicitados;
  6. Escolha a língua estrangeira de sua prova;
  7. Responda ao Questionário Socioeconômico e finalize sua inscrição;
  8. Emita o boleto de pagamento da taxa de inscrição;
  9. Pronto você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Clóvis Augusto
Clóvis é redator especializado no universo da educação, sendo produtor de conteúdo online desde 2015 inicio sua carreira na escrita. Com a sua experiência e conhecimento, Clóvis traz para o portal Matrícula 2024 artigos que sempre estão auxiliando milhares de jovens em todo o Brasil a conseguirem a se matricularem em boas escolas e até a ganharem bolsas de estudos.