Selecionamos os 10 Melhores Cursos de Inglês Online Grátis para você!

Apesar de não ser considerado um idioma dos mais complexos, o inglês exige um aprendizado aprofundado e extenso, além de uma boa orientação no estudo, por isso, selecionamos aqui os 10 melhores cursos de inglês online grátis.

homem estuda anotando em um caderno diante um notebook aberto
Imagem: Freepik

Melhores cursos de inglês online grátis

Atualmente há diversas opções de bons cursos que ensinam inglês com aulas online grátis, veja abaixo 10 melhores cursos de inglês online grátis:

IFRS

Uma instituição federal criada para fornecer ensino público e gratuito, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) disponibiliza de 14 cursos de inglês de nível básico, voltados a diferentes conteúdos, com três módulos cada um.

Com carga horária de 30 horas cada, os curso oferecidos pela entidade não contam com tutoria, precisando que os alunos se empenhem em estudar com aulas em vídeo e materiais em PDF, para serem aprovados e receber o certificado de conclusão.

Kultivi

Uma das plataformas de estudo online gratuito com melhor reputação no site Reclame Aqui, o Kultivi oferece uma grande variedade de cursos, incluindo de inglês, que o portal garante que capacita o aluno a sair se comunicando no idioma.

O curso de inglês da plataforma oferece acesso sem limites, com aulas disponibilizadas, materiais de apoio e exercícios de fixação, além de não impor prazo de conclusão e fornecer certificado ao fim do curso sem custo.

BBC Learning English

Criado para ajudar estrangeiros a aprender o inglês, o site britânico BBC Learning English disponibiliza diversos cursos curtos de inglês online grátis, do nível básico ao avançado, cada um voltado um tema ou situação.

Os cursos são bem conceituados, só tem dois porens, um é que o portal e seus conteúdos são todos em inglês, o que exige que o interessado tenha uma noção boa para conseguir utilizá-los, o outro é que a plataforma não disponibiliza certificados.

Homem assiste aula em ambiente virtual de estudo
Imagem: Freepik

Future Learn

Outra plataforma internacional que disponibiliza cursos de inglês online gratuitos, o Futuro Learn dá acesso livre para alguns de seus cursos curtos com níveis básicos, intermediários e avançados, que podem ser voltados ao aprendizado tradicional ou temático.

No entanto, o site tem fins lucrativos, por isso o acesso gratuito tem um prazo de em torno de quatro semanas, que é a duração média dos cursos, e não disponibiliza de certificação no fim do curso, oferecendo o documento apenas para seus assinantes.

Matrícula Curso de Espanhol 2024

Cursos Online, Preços e Duração

Busuu

Disponível para acesso web, IOS e Android, o Busuu oferece curso de inglês online grátis completo, voltados para o objetivo dos alunos (educação, profissional, viagens, entre outros), que estabelecem suas metas diárias, aprendendo em seu próprio ritmo.

A plataforma disponibiliza o aprendizado por meio de exercícios de leitura, escrita e pronúncia, que pode ser exercitada com áudios criados por inteligência artificial ou prática com nativos. Ao fim de cada fase do curso o aluno recebe um certificado.

Memrise

Outra plataforma que disponibiliza curso de inglês online gratuito que pode ser acessado na web, IOS e Android, o Memrise promete um aprendizado rápido, fácil e divertido, com técnicas de memorização cientificamente comprovadas e uma experiência imersiva.

Na plataforma o estudante aprende por meio de vídeos com conversações da vida real, frases práticas elaboradas por nativos e com jogos desafiadores que treinam suas habilidades. O único porém é que não há certificação ao fim do curso.

English Bay

Reconhecida escola online do idioma, além de seus pacotes pagos, a English Bay também conta com um curso online de inglês gratuito e completo que promete oferecer todas as ferramentas necessárias para tornar seus alunos fluentes.

O curso oferecido gratuitamente pela plataforma, que é dividido em níveis, dá acesso a mais de 8 mil horas de conteúdos, incluindo temáticas, aulas semanais ao vivo com professores e, de presente, uma aula particular totalmente grátis.

jovem assiste aula online no notebook
Imagem: Freepik

Udemy

Conhecida por disponibilizar centenas de cursos voltados para diferentes área, a Udemy conquistou os brasileiros por oferecer cursos com preços acessíveis e até gratuitos, dentre eles cursos de inglês do nível básico ao avançado.

A plataforma conta com algumas opções de cursos de inglês online gratuitos, mais curtos, com em torno de 12 aulas, que são disponibilizadas por meio de vídeos com duração variável, podendo ser de nível básico, intermediário ou médio. Os cursos grátis não contam com certificado.

GINEAD

Parceiro da Associação Brasileira de Educação a Distância), o Instituto Nacional de Ensino a Distância (GINEAD) oferece uma grande variedade de cursos online grátis, incluindo de inglês básico e intermediário, com carga horária de 60 horas cada.

Todas as aulas são disponibilizadas em apresentações em PDF, que podem ser acessadas e baixadas pelo aluno na plataforma, a qualquer momento, dentro de um prazo de 365 dias, nos quais é preciso realizar a avaliação final. Os aprovados podem solicitar o certificado mediante uma taxa de emissão.

Duolingo

O mais popular curso de inglês online grátis para quem gosta de estudar pelo celular, o Duolingo promete ensinar o idioma de forma divertida e eficaz, com dedicação diária do aluno de alguns minutos, realizando atividades de leitura, escrita e fala.

Desenvolvido em um formato de jogo, o curso dá aos alunos pontos que os elevam em divisões e rendem medalhas, obtidos em suas missões diárias, que também rendem recompensas e até vidas para continuar praticando.

Como se inscrever

Cada um dos sites aqui mencionados têm sua própria forma de inscrição, mas no geral são semelhantes, realizadas por meio de um rápido cadastro e definição do nível de estudo desejado pelo aluno.

Veja abaixo como se inscrever, por exemplo no Bussu:

Portal Busuu
Imagem: Reprodução
  1. Acesse o Bussu clicando aqui;
  2. Em Quero Aprender, clique em Inglês;
  3. Acesse utilizando sua conta do Google ou Facebook, ou com seu e-mail e uma senha;
  4. Escolha uma opção de direcionamento para suas aulas (Educação, viagem, trabalho, etc);
  5. Defina uma meta diária de estudo em nível e tempo;
  6. Informe se vai começar a aprender do zero ou se quer descobrir seu nível de inglês por meio de um teste rápido;
  7. Definido seu nível as aulas são imediatamente disponibilizadas, agora é só estudar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Clóvis Augusto
Clóvis é redator especializado no universo da educação, sendo produtor de conteúdo online desde 2015 inicio sua carreira na escrita. Com a sua experiência e conhecimento, Clóvis traz para o portal Matrícula 2024 artigos que sempre estão auxiliando milhares de jovens em todo o Brasil a conseguirem a se matricularem em boas escolas e até a ganharem bolsas de estudos.