Se você está concluindo o Ensino Médio, vive em São Paulo, e gostaria de cursar o ensino superior em uma boa universidade, veja aqui tudo que você precisa saber para conquistar uma vaga e fazer matrícula segundo semestre USP 2024.
A USP
Apontada como uma das maiores universidades públicas do Brasil, reconhecida pela qualidade de seu ensino, que a destaca em diferentes rankings mundiais de universidades, a Universidade de São Paulo (USP) foi fundada em 1934, pelo Governo do Estado.
Nestes quase 100 anos de existência a USP cresceu muito, e atualmente conta com sete campus em cidades paulistas, e 42 unidades de ensino superior e pesquisa, que são responsáveis por mais de 20% da produção científica brasileira.
Formas de ingresso USP
A USP disponibiliza de duas diferentes formas de ingresso: o Vestibular USP, e o Processo Seletivo Enem-USP, que utiliza a nota do Exame Nacional de Ensino Médio de forma direta, e substituiu o acesso pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).
Realizados pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) da USP, os dois processos seletivos próprios da instituição contam com políticas de ações afirmativas, reservando vagas para cotistas provindos de escola pública e que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.
Vagas segundo semestre USP
Embora receba novos alunos no primeiro e segundo semestres do ano, a USP realiza seus processos seletivos anualmente, selecionando os estudantes que vão ingressar na instituição nos dois semestres de uma vez.
Matrícula Prouni 2024
Calendário (Data e Prazos), Documentos e Regra.A universidade disponibiliza todos os anos um número variável de vagas, que costuma girar em torno de 11 mil, sendo divididas entre os dois processos seletivos, ficando cerca de 8 mil vagas para o Vestibular USP e 3 mil vagas para o Processo Seletivo Enem-USP.
Matrícula segundo semestre USP 2024
Os interessados em fazer matrícula segundo semestre USP 2024 precisam primeiro se inscrever ou no Vestibular USP ou no Processo Seletivo Enem-USP, e obter uma das milhares de vagas disponibilizadas.
Para isso é preciso ficar atento aos editais dos dois processos seletivos, nos quais encontram-se as informações mais importantes, incluindo o cronograma de realização com a data da matrícula.
Veja abaixo as datas que os candidatos precisam saber:
Vestibular USP 2024:
- Inscrições: De 15 de agosto até 7 de outubro;
- Provas da 1ª fase (Objetiva): 04 de dezembro;
- Divulgação da lista de convocados e locais de prova da 2ª Fase: 16 de dezembro;
- Provas da 2ª fase (Dissertativa e redação): 8 de janeiro e 9 de janeiro;
- Provas de habilidades específicas: 11 até 14 de janeiro.
- 1ª chamada: 26 de janeiro;
- Matrículas: De 29 de janeiro a 5 de fevereiro.
Processo Seletivo Enem-USP 2024:
- Inscrições: De 08 de dezembro a 10 de janeiro;
- 1ª chamada: 16 de fevereiro;
- Matrículas: De 21 a 26 de fevereiro.
Inscrições USP 2024
Para fazer a inscrição no Vestibular USP ou Processo Seletivo Enem-USP, os interessados só precisam acessar o portal da FUVEST no prazo determinado para essa etapa, conforme mencionado acima.
Veja abaixo como se inscrever, por exemplo no Vestibular USP:
- Acesse o portal FUVEST clicando aqui;
- Clique em Vestibular;
- Na página de Vestibular, clique em Faça aqui sua inscrição e em inscrição na página seguinte;
- Digite seu CPF e criei uma senha e clique em avançar;
- Preencha o formulário com os dados solicitados e insira uma foto e clique em continuar;
- Informe se precisa de condições especiais e se precisar anexe documentos comprovando e clique em continuar;
- Informe se concorrerá às vagas destinadas para alunos de escolas públicas e para candidatos pretos, pardos ou indígenas;
- Selecione se fará a prova como treineiro ou para ingressar na USP;
- Se for para treineiro, escolha a área de conhecimento que gostaria de testar;
- No caso de interesse em ingressar na USP, escolha sua área, cursos (até duas opções), e em ordem de interesse os turnos;
- Escolha a região onde gostaria de fazer sua prova e informe a escola onde estuda ou se formou e clique em salvar e continuar;
- Responda o questionário socioeconômico e conclua sua inscrição;
- Pronto, agora é só emitir o boleto e pagar a taxa de inscrição de R$ 191 e você está inscrito.