Documentos Necessários para Matrícula Escolar em 2024

Com o início do ano letivo ficando próximo, é hora de conferir os documentos para matrícula escolar 2024. A matrícula geralmente é um processo simples, mas é preciso saber exatamente quais documentos levar para não ter que dar mais de uma viagem!

Mãe e filho usando notebook para pesquisar os documentos necessários para matrícula escolar em 2024
Imagem de Shurkin_son no Freepik

Documentos para matrícula escolar 2024

Todos os anos, pais e responsáveis pelos estudantes brasileiros devem se preparar para a temporada de matrículas nas escolas.

É nessa época que a pessoa deve entrar em contato com a instituição onde vai matricular o aluno e garantir uma vaga.

Além disso, o responsável legal do aluno ainda deve juntar e apresentar uma montanha de papelada para garantir que seu filho possa estudar.

E para você não se sentir perdido quando for matricular os seus filhos, reunimos neste artigo informações sobre os principais documentos para matrícula escolar 2024!

Quando abre as matrículas escolares 2024?

Antes de mais nada, é importante saber que a data de matrícula nem sempre é a mesma em todos os lugares.

Dito isso, você precisa entender que as prefeituras e o governo estadual são aqueles que definem o calendário escolar.

Pessoa segurando agenda
Imagem de Rawpixel.com no Freepik

Enquanto a prefeitura e as secretarias municipais cuidam das creches, pré-escolas e colégios de ensino fundamental até os 14 anos, o estado e suas secretarias definem as datas para o ensino médio.

Mesmo assim, as matrículas geralmente ocorrem entre os meses de novembro até janeiro do ano letivo, com os resultados finais entre janeiro e fevereiro.

Mas é preciso ficar de olho no site do seu município ou estado, dependendo do caso, para conferir os detalhes exatos, especialmente os documentos para matrícula escolar 2024.

Como fazer a matrícula para 2024?

Outra coisa com a qual a pessoa que vai fazer a matrícula tem que se atentar é que o processo é diferente dependendo da série e caso do estudante.

Por exemplo, se for a primeira matrícula daquele aluno, é necessário apresentar tanto os documentos de quem vai estudar quanto do responsável — geralmente, nos anos seguintes, precisa apenas de uma confirmação de alguns desses dados.

Pai e filho indo para a escola
Imagem: Freepik

Na hora de distribuir as vagas da rede pública de ensino, os dois principais requisitos são a ordem de matrícula e proximidade da residência do estudante com a escola.

Além disso, cada local possui suas próprias datas e forma de inscrição, alguns deles até com pré-matrícula. Inclusive, vários estados já adotaram o programa Matrícula Fácil, que ajuda a acelerar o sistema de inscrição.

Mais uma vez, fica a cargo do responsável conferir todas essas informações junto ao site da prefeitura/estado.

Quais são os documentos que tem que levar para fazer a matrícula escolar em 2024?

Mas só saber as datas para entrar em contato com as escolas não é o suficiente e em alguns casos é necessário corrigir informações e até fazer uma matrícula nova.

Entretanto, seja qual for o caso, a pessoa sempre precisará apresentar alguma documentação sua e do estudante.

Secretária conferindo documentos para matrícula escolar em 2024
Imagem: Freepik

Dito isso, esses são alguns dos documentos mais comuns do estudante que você deve ter em mãos:

  • CPF e RG (Documento de identificação);
  • Declaração de matrícula ou Histórico Escolar;
  • 2 fotos 3 x 4;
  • Comprovante de residência.

Dependendo da legislação local, também será necessário apresentar coisas como Número de Inscrição Social (NIS), carteira de Vacinação e comprovante de tipagem sanguínea e fator RH.

Além disso, o responsável também vai precisar apresentar seus próprios documentos, como CPF, RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Mas em alguns casos, o comprovante de local de trabalho também entra nessa lista.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Clóvis Augusto
Clóvis é redator especializado no universo da educação, sendo produtor de conteúdo online desde 2015 inicio sua carreira na escrita. Com a sua experiência e conhecimento, Clóvis traz para o portal Matrícula 2024 artigos que sempre estão auxiliando milhares de jovens em todo o Brasil a conseguirem a se matricularem em boas escolas e até a ganharem bolsas de estudos.