Se você ainda não fez a renovação de matrícula estadual 2024, pode acabar em apuros. O processo é obrigatório na maioria dos estados, para aqueles que querem continuar estudando na rede pública, mas as datas são diferentes dependendo de onde você mora!
Renovação de matrícula estadual 2024
Todos os anos a história é a mesma, estudantes e seus responsáveis por todo o Brasil devem ficar de olho para regularizar sua matrícula junto à rede pública estadual.
Dito isso, o que eles precisam fazer muda dependendo da situação. Por exemplo, diferente de um aluno que estudará na mesma escola que no ano anterior, aquele que sai de uma para outra precisa fazer a matrícula.
Mas isso envolve confirmação de vários dados e uma série de documentos, porém, se você for fazer apenas a renovação, ao invés da matrícula, ele é bem mais tranquilo.
Também conhecida como “Rematrícula”, a renovação de matrícula estadual 2024 é um processo onde o aluno — ou seu responsável legal — sinaliza sua intenção de continuar estudando.
Neste artigo você conhecerá os principais detalhes sobre a renovação, como funciona e como fazer!
O que é renovação de matrícula?
Como já foi explicado, a renovação é um processo que os estudantes que pretendem permanecer na mesma escola onde estudam devem fazer.
E além de ser simples, ele possibilita que quem já estuda na instituição garanta uma vaga antecipadamente. E isso é muito importante, uma vez que o número de pessoas que podem se matricular em um ano é limitado.
Além disso, é durante a renovação de matrícula estadual 2024 que os alunos podem alterar coisas como seu itinerário formativo e o turno no qual querem estudar.
Mais uma vez, todo estudante da Rede pública deve fazer a rematrícula, entretanto, neste texto estamos falando apenas da matrícula na Rede estadual, o que significa só o Novo ensino médio.
Quando começa a renovação de matrícula escolar?
Outro detalhe importante para quem fará a rematrícula são as datas. O processo é geralmente composto por estágios, que acontecem em datas diferentes.
Mas eles são bem específicos e se algo der errado na sua vez pode causar problemas graves.
Porém, os estados têm autonomia para decidir como e quando a renovação deve acontecer, o que significa que o processo é completamente diferente dependendo de onde você mora.
Mesmo assim, a renovação de matrícula estadual 2024 deve acontecer entre os meses de novembro e dezembro de 2023.
Por exemplo, no Rio de Janeiro, será entre os dias 13/11/2023 a 20/11/2023, para aqueles que vão permanecer no mesmo curso e turno de antes.
Já aqueles que farão alterações no itinerário, terão entre os dias 21/11/2023 a 24/11/2023 para se matricular.
Mas se você quiser conferir as datas no seu estado, basta acessar o site oficial e procurar por temas relacionados à matrícula.
Como fazer a renovação de matrícula estadual 2024
Para fazer a rematrícula para o ano letivo de 2024, o estudante — ou seu responsável — deve acessar o portal de matrícula do estado onde mora, que nesse caso estamos usando o Matrícula Fácil-RJ como exemplo.
Confira agora como:
- Acesse o Matrícula Fácil na data correta;
- Clique em “Renovação de matrícula”;
- Agora entre os dados de acordo;
- Preencha todas as informações solicitadas pela plataforma.
É nesse momento que você pode fazer as alterações no seu itinerário, mas é bom ter em mente que ele só pode ser alterado 1 vez.
Além disso, você deve se atentar às outras fases do processo, já que uma hora ou outra você ainda precisará confirmar sua matrícula.
Como funciona o Novo ensino médio?
Caso você decida alterar os detalhes da sua matrícula com a renovação de matrícula estadual 2024, precisa conhecer os níveis e modalidades do Novo ensino médio.
Segundo o portal Matrícula Fácil, ele funcionará da seguinte maneira:
- Regular;
- Itinerário de Tecnologia, Sustentabilidade, Arte e Esporte;
- Itinerário Inovação e Mundo do Trabalho;
- Itinerário Inovador;
- Itinerário de Empreendedorismo;
- Itinerário de Formação Técnica e Profissional;
- Itinerário de Línguas;
- Itinerário de Eletrotécnica;
- Itinerário Cívico-Militar;
- Itinerário de Esporte;
- Itinerário de iniciação Científica e Tecnológica;
- Itinerário de Música;
- Normal (Formação de Professores em horário integral);
- EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Fonte: SEE-RJ